Nesta última visita, minha mãe ficou 21 dias comigo e foi maravilhoso. Além dos passeios, compras e muito bate papo, cozinhamos também!
Um dos pratos que fiz é da minha infância e sempre foi minha avó que fez o melhor cuscuz do mundo! Ela costumava fazer de sardinha, o meu preferido, ou de frango. Sempre com muita ervilha, tomate, ovos cozidos, azeitonas e palmito.
Embora o Cláudio não goste muito, fiz um mega cuscuz que serviu de almoço, janta e café da manhã – porque sim, eu e minha mãe adoramos cuscuz no café da manhã com uma caneca de café com leite.
Coloquei para ferver 1 ½ de água com 2 caldos de galinha e 1 caldo de tempero nordestino. Cozinhei, desfiei 1 peito de frango, que pode ser trocado por 3 latas de sardinha e juntei na água. Acrescentei 1 lata de ervilha, 1 lata de milho, muuuuuitas azeitonas verdes picadas, 4 ovos cozidos, 1 cebola grande picada e 1 maço de cheiro verde. Quando a água estava fervendo, joguei ½ pacote (cerca de 250gr) de farinha de milho. Fiquei mexendo até engrossas. Leva poucos minutos.
Eu não faço na cuscuzeira, só faço a massa e coloco na forma.
Dois segredos: deixe a massa mole, senão ele fica duro depois de frio. E passe um azeite na forma de pudim antes de colocar a massa do cuscuz, assim sai mais fácil. Confesso que estava cansado neste dia, então não enfeitei a forma com rodelas de ovos e tomate. Mas ele ficou bonitão e saboroso.
Para completar a noite deliciosa, chamamos nossa querida amiga Maria Clara que também adora cuscuz!
Ri!!!
ResponderExcluirO blog está maravilhoso, adoro!
E cuzcuz, puxa, tenho uma história com o cuzcuz muito parecida com a sua, com vó, recheios e rituais. Sempre faço aqui em casa pra mim e pro Marcel, preferimos o de sardinha. Como jantar, com uma saladinha e um belo suco de frutas, almoço, e no café da manhã, com um cafezinho com leite: huuummm!
Seu blog é muito inspirador, sempre! Mas confesso que queria ter essa disposição para ir pra cozinha todo dia. Mas eu chego lá!
Um beijão!