quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Tartare de Boeuf ou Steak Tartare por Ricardo Weber!







Tem um restaurante em Paris que é minha paixão, o L’Autre que fica Rue Jean-Pierre Timbaud, 62 (http://www.lautrecafe.com/infos.php) . Foi nele que comi o melhor tartare da minha vida! O prato é tão bom, que repetimos algumas vezes, no mesmo restaurante !!!

Dias desses chamei Amandinha para um jantar em casa e decidi fazer uma noite francesa e claro que o prato foi Tartare de Boeuf!

Como eu nunca tinha preparado este prato fui pesquisar na internet. Mas as receitas não batiam com o paladar do prato que comi em Paris, algumas vezes. Nenhuma receita tinha um ingrediente doce e o tartare que comi tinha um fundo adocicado.

Até que achei a receita do Olivier Anquier! Que aliás, eu e Cláudio somos órfãos do Anquier. Adorávamos tomar café lá. Eu com torta de chocolate e o Cláudio com o croissant de amêndoas.

Olha que fácil a receita do tartare de boeuf ou Steak tartare:

Ingredientes para 6 pessoas:
• 1,5 k de filé mignon limpo
• 6 gemas de ovo
• 2 cebolas pequenas, muito bem picadas
• 2 colheres (sopa) de alcaparras bem picadas
• Folhas de manjericão picadas finamente
• 3 colheres (sopa) de molho inglês
• 2 colheres (sopa) de ketchup (que dará o sabor doce que falei)
• 2 colheres (sopa) de mostarda de Dijon
• Salsinha picada para decorar
• Sal e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto

Na minha versão, não coloquei as alcaparras e nem o manjericão, coloquei apenas 3 gemas e dobrei a quantidade de mostarda e ketchup. Ficou um espetáculo!

Para acompanhar, servi batatas fritas gorduchas temperadas com um sal italiano que é misturado com alecrim !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário