segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Coq au vin por Ricardo Weber!




Faz tempo que tenho vontade de fazer um coq au vin (frango no vinho) e aproveitei a visita dos queridos Amanda e Alex para colocar em prática.

Confesso que não li nenhuma receita e não segui nenhuma regra da culinária francesa. Apenas segui meus instintos. Temperei 8 sobrecoxas com tempero caseiro (alho, cebola e cheiro verde batidos no liquidificador com sal e um fio de óleo), 1 pacote de creme de cebola e 1 garrafa de vinho tinto seco. Deixei marinando de um dia para o outro. Coloquei um vinho Salton, que é barato e bom. Assei com papel alumínio por 1h30 e depois mais 30 minutos com a assadeira aberta para dourar o frango.

Para acompanhar, cozinhei 1k e meio de batatas em água com sal e salsão em pó (que você compra no Mercadão em São Paulo). Amassei as batatas e coloquei 2 colheres de margarina, um pouco de leite e 1 caixa de creme de leite. Por último, joguei 150gr de parmesão ralado na hora.

Por mim eu serviria apenas o frango com o creme de batata, mas o Cláudio adora arroz e eu ganhei de presente, da minha amiga Maria Clara uma panela de arroz, aquelas japonesas maravilhosas !!!!

Fiz o arroz na panela e depois coloquei passas brancas, damasco, castanha do Pará, nozes e amêndoas! Confesso que ficou maravilhoso !!!!

Como sobremesa, fritei as bananas na margarina com açúcar e canela e servi com sorvete de gengibre, outro presente da minha amiga Maria Clara, que compra de este sorvete no interior.

O jantar foi maravilhoso, porque a companhia era maravilhosa: Cláudio (eterno amor), Amanda (paixão) e a deliciosa surpresa: Alex!

Nenhum comentário:

Postar um comentário