terça-feira, 12 de abril de 2011

Steak Tartare e Figo Ramy por Ricardo Weber




Eu sei que já dei a receita do Steak Tartare aqui, mas vou repetir a receita após falar da grande estrela que é o Figo Ramy ou Figo Rami. Sou do Paraná, terra que existe muito figo e como sou do interior, cresci comendo doce de figo verde e licor de figo. Faz alguns anos que lançou no mercado o Figo Ramy, que é um figo caramelizado maravilhoso! Minha avó simplesmente adorava este doce. Ela comia sozinha a lata toda. Era raro nós comprarmos porque sempre custou muito caro. Acho que hoje está uns R$ 30,00 a lata. Como custa caro, havia tempo que não comia.

Dia desses, estava morrendo de saudade da Selma e da Maria Clara, amiga e fada madrinha respectivamente, então marquei de improviso um jantar em casa. Para a janta, servi um steak tartare que eu e Cláudio somos apaixonados. A receita, embora já citada neste blog, vou passar novamente:

Ingredientes para 4 pessoas:
• 1kg de carne moída
• 3 gemas de ovo
• 1 cebola grande, muito bem picadas
• 1 limão
• 4 colheres (sopa) de ketchup
• 4 colheres (sopa) de mostarda com mel
• 1 maço de salsinha e cebolinha bem picadas para colocar na carne
• 1 maço de salsinha para decorar
• sal a gosto

Basta misturar tudo e modelar como um hambúrguer gordinho ou você pode comprar forma vazada para montagem de pratos. Para decorar utilizei pimenta dedo de moça!

Para fazer o Figo Ramy, coloquei em uma panela 4 bandejas de figo maduro, 32 figos, que paguei R$ 1,87 cada bandeja. Acrescentei 1kg de açúcar, 1 copo de café bem forte em temperatura ambiente e 1 cálice de pinga. Tampei e deixei 24 horas descansando. No dia seguinte, cozinhei sem tampa por 2h, até a calda ficar bem grossa. Escorri cada fico em uma peneira e guardei em um pote de vidro!

É para comer de joelhos. Fica maravilhoso e custa muito barato! E ainda sobrou 2 copos de calda de caramelo, que farei um pudim de leite e uma torta de banana!

Somando às comidinhas gostosas, tivemos muito papo sobre Europa, trabalho, serviços domésticos e vida familiar! Uma noite perfeita!

Um comentário:

  1. Ri,

    eu AMO figo rami!!!! comia quando criança tb, minha mãe amava. realmente sempre foi muito caro e nao tenho visto no mercado...
    ADOREI aprender a receita! hj fui no sacolão mas passei batido pelos figos. mas amanhã vou voltar lá, quero fazer a receita JÁ!!!!

    brigada lindo!!!! bjs

    ResponderExcluir